Toque hi tech garante cozinhas inteligentes compactas e estilosas

1 de outubro de 2019

A cozinha é o lugar mais importante para o convívio da família, afinal de contas, é na cozinha que todos começam e terminam o dia. Não por acaso arquitetos e decoradores modernos tem investido em alternativas eficazes para aumentar os espaços e otimizar a distribuição dos móveis do ambiente. Uma solução que está se popularizando no segmento é a cozinha hi tech – ou cozinha inteligente.

A cozinha tem uma relação especial com as pessoas. Não seria exagero que, além de alimento pro nosso corpo, afirmar que a cozinha também alimenta nossa alma e nosso afeto; afinal de contas, cozinhar é um ato de amor! Mas agora elas ultrapassaram barreiras e, em alguns casos, as cozinhas são tão inteligentes que conseguem até interagir com os usuários. Pois é, as cozinhas do futuro já chegaram!

Cozinhas hi tech

De olho na popularização das cozinhas high tech, empresas do setor já se movimentaram e trouxeram ao mercado modelos de cozinhas inteligentes, altamente compactas e estilosas, capazes de agradar até o mais exigente dos usuários. Geralmente, as cozinhas hi tech são equipadas com:

– Móveis funcionais embutidos

É comum encontrar modelos com fogão, pia e bancada que se transformam em mesa com cadeiras deslizantes, por exemplo.

– Ausência de puxadores

Considerando que serão instaladas em espaços reduzidos, geralmente as portas e gavetas das cozinhas inteligentes dispensam puxadores para evitar acidentes.

– Melhor aproveitamento de espaço

A combinação de móveis embutidos, gavetas deslizantes, portas dobráveis e outras adaptações garantem alguns m² de espaço utilizável no momento do preparo das refeições.

Como montar uma cozinha inteligente

Geralmente, as cozinhas inteligentes contam com recursos mais leves e móveis planejados que combinam superfícies de trabalho com outros elementos, como o fogão ou a pia, por exemplo. Além de aperfeiçoar o ambiente, essa medida reflete na segurança na cozinha, especialmente em casas com crianças ou animais, preservando o espaço de convívio entre as pessoas.

Outro recurso frequentemente utilizado pelos profissionais da área é a utilização de portas de correr dobráveis, que tem a capacidade de esconder as prateleiras e o forno quando necessário. De certa forma possibilitam que a cozinha se mantenha organizada, garantindo decorações minimalistas e ambientes mais leves e espaçosos.

O desenvolvimento de tecnologias modernas permite a elaboração de sistemas com móveis que se transformam. Essas tecnologias ajudam a resolver diversos problemas do cotidiano, como por exemplo, a construção de cozinhas inteligentes inclusivas capazes de se adaptar a pessoas de qualquer altura, idade ou nível de mobilidade.

Cozinha do futuro

Já é possível encontrar modelos de cozinhas hi tech capazes de interagir com o usuário através do celular ou tablet. Através de um componente instalado em quase todos os elementos da cozinha tecnológica os usuários podem regular a temperatura da água e do ar e abrir e fechar gavetas remotamente, por exemplo.

As cozinhas altamente tecnológicas também contam com geladeiras inteligentes que avisam sobre os produtos prestes a acabar ou próximos do vencimento. O forno será capaz de notificar os usuários esquecidos e o fogão detectará o estado dos alimentos com a ajuda de sensores, desligando após o cozimento da refeição.

Pelo visto, a casa do futuro começará pela cozinha! Definitivamente, os usuários dessas cozinhas tecnológicas terão ajuda real e conseguirão unir estética, modernidade, inovação e funcionalidade no local.

Confira alguns exemplos de cozinhas assinadas pelos profissionais presentes aqui no A+D:

Clique na imagem para ver o projeto completo

Profissional: Urban Core

Projeto: São Roque House

Profissional: Mariana Paulo Souza Arquitetura

Projeto: Cozinha

Profissional: Adriana Rangel

Projeto: Cozinha C.A.R