Quais são as medidas mínimas para cômodos confortáveis?

7 de maio de 2019

[07/05/2019]
Independentemente do tamanho da casa, o que importa mesmo é o conforto. Aliás, você sabia que existem medidas mínimas para cômodos confortáveis? Isso significa que não dá para tentar fazer muitos cômodos caberem em uma casa pequena (a não ser que você queira se sentir como uma sardinha enlatada). Confira quais são essas medidas mínimas e como elas podem oferecer maior conforto! As dicas não valem só para quem projeta, mas para a forma que você vai dispor seus móveis nos ambientes.

Medidas mínimas para cômodos confortáveis:

Quartos- um quarto confortável é o sonho de qualquer um, não é mesmo? Para isso, o ideal é que exista um espaço de 60 centímetros para a circulação nas duas laterais da cama e do guarda-roupa ao objeto que esteja mais próximo dele. Caso o espaço seja muito apertado, o ideal é ter um guarda-roupa com portas de correr. Nos quartos, a área mínima recomendada é de 8 m². Em quartinhos pequenos, a medida mínima é de 6 m².

Banheiro- em banheiros pequenos, normalmente, a porta precisa estar fechada para que o armário sob a pia seja aberto. Para o acesso ao boxe, é preciso que exista um espaço de 60 centímetros entre o vaso sanitário e a parede. Nas laterais, o vaso deve ter 30 centímetros livre de cada lado. Isso também abre espaço para encaixar uma lixeira no ambiente. Na hora do banho, a largura mínima para o boxe é de 90 centímetros. Isso permite que o usuário possa se ensaboar e, quem sabe, até fazer as coreografias da música que canta. Se o banheiro tiver somente vaso sanitário, a área mínima é de 1,2 metro quadrado. Com vaso sanitário e pia, a área mínima é de 1,5 metro quadrado. Se há chuveiro, ainda, um chuveiro, a área mínima é de 2,5 metros quadrados. Se for só chuveiro e vaso sanitário, pode ser de 2 metros quadrados.

Cozinha- a área mínima da cozinha é de 4 metros quadrados. É preciso estabelecer um corredor de circulação de 90 centímetros a 1 metro. Assim, duas pessoas podem circular ao mesmo tempo no ambiente. As portas, normalmente, medem 80 centímetros. Isso permite a passagem dos eletrodomésticos que ficam ali. Por falar em eletrodomésticos, fogão e geladeira dissipam calor, de modo que não podem ficar encostados na parede ou em móveis próximos. A distância adequada costuma ser de 10 centímetros, mas o ideal é que você consulte o manual para ter certeza. Na hora de bancar o chefe de cozinha, é preciso deixar um espaço livre de 65 centímetros da porta do fogão aberta. É nesse espaço que você vai agachar e retirar as formas sem o risco de esbarrar em nada.

Área de serviço- o tamanho mínimo da área de serviço é de 4 metros quadrados. É importante que o tanque esteja a uma altura mínima de 80 centímetros.

Sala de jantar- as áreas de passagem devem possuir, normalmente 60 centímetros. As portas usuais são de 80 centímetros e devem possuir espaço suficiente para serem completamente abertas. Caso contrário, vale optar por portas de correr. Quase encostar a mesa na parede permite obter maior espaço para circulação. Porém, se alguém for ocupar o lugar, é preciso considerar um espaço confortável para sentar e permanecer ali. A distância ideal para que uma cadeira possa ser arrastada e uma pessoa sente e se levante confortavelmente é de 60 centímetros.

Sala de estar- quando a sala de estar é estreita, é preciso escolher entre ter uma mesa de centro e manter os 60 centímetros ideais para a circulação. Caso você opte pela mesa de centro, cuidado para não ganhar várias marcas roxas nas pernas ao passar por ela. Entre o sofá e a parede, o ideal é deixar um espaço de 10 centímetros. Ele permite que a cortina se encaixe ali. Na sala de estar, as dimensões mínimas recomendadas são de 4m por 3m, com pé direito de 2,4 m. Isso para fornecer conforto acústico e uma boa distância entre o usuário e a televisão. O monitor da televisão deve ficar entre 50 cm e 80 cm do chão.

Escadas- para que duas pessoas passem ao mesmo tempo em uma escada, é preciso que ela tenha largura mínima de 1,2 m. Para mais de três pessoas, deve ter no mínimo 1,9 m e pé direito mínimo de 2,10. Cada degrau deve ter pelo menos 0,17 cm de altura e 0,27 cm de largura.

Garagem- na garagem, é preciso pensar na área que o veículo ocupa e na área necessária para manobra e para entrar e sair do veículo. O espaço mínimo é de 2,25 m por 4,5 m, porém, é recomendado que ele seja de 2,8 m por 5 m.

Outros elementos:

  • Instalação elétrica: as tomadas podem ficar entre 25 cm e 40 cm, entre 90 cm e 1,20 m e entre 2,10 m e 2,20 m. Os interruptores ficam entre 1m a 1,3 m.
  • Instalação hidráulica: o registro do chuveiro deve estar a, no mínimo, 1,20 metro de altura e a ducha a 2,10 m.
  • Guarda corpo e peitoris: a altura mínima de um guarda corpo é de 85 cm e de um peitoril de janela é de 1,10 m.
  • Portas: as portas variam entre 60 cm, 70 cm, 80 cm, 90 cm e 100 cm, dependendo do ambiente. Um olho mágico deve ser instalado no centro, com uma altura adequada para que a menor pessoa da casa consiga enxergar por ele.
  • Janelas: o tamanho das janelas depende do projeto. Normalmente, a janela da cozinha deve ter uma altura mínima de 1,25 m, a dos quartos, salas e escritório de 1 metro e a do banheiro de 1,80 metro.

Lembretes!

Vale ressaltar que as medidas podem variar de acordo com a situação. Uma casa com um cadeirante, por exemplo, precisa ter maior espaço de circulação, banheiro adaptado e portas mais largas para que seja confortável.

Em São Paulo, há o Código de Obras e Edificações ilustrado, o qual permite ter uma boa ideia das medidas mínimas.

Fonte: www.aarquiteta.com.br/blog