Por que contratar um arquiteto?

22 de julho de 2020

Pensando em contratar um arquiteto e está em dúvida? Veja abaixo as vantagens de se contratar um arquiteto para te ajudar. 

Por que contratar um arquiteto? 10 motivos

Quando se pensa em construir ou reformar uma residência, é comum surgirem dúvidas como: quais os reais motivos para se contratar um arquiteto? É realmente necessário? O que esse profissional vai agregar? Por que deveria contratar um se posso ter apenas um empreiteiro? O custo desse profissional vale a pena? 

Pensando em responder a todas essas dúvidas, decidimos criar esse artigo sobre contratação de arquitetos e como isso pode fazer a diferença na sua obra e principalmente, no resultado final que lhe será entregue. 

Abaixo, vamos elencar os dez principais motivos para você contratar um arquiteto para planejar e executar a sua obra. 

1 – Planejamento

Sabemos que um bom planejamento é fundamental, afinal, essa é a primeira etapa de um longo processo, e é nela que decisões importantes serão tomadas e nortearam os rumos da obra. 

Uma obra com bom planejamento tende a ser concluída mais rápida e com menos desperdício, além disso, durante o planejamento é possível antecipar problemas que podem surgir, otimizar soluções, criar um cronograma e estabelecer um orçamento mais próximo da realidade. 

Esse planejamento meticuloso só pode ser feito por um arquiteto, que vai avaliar o terreno e suas condições, que tipo de projeto caberá dentro desse terreno e do orçamento disponível. 

2 – Soluções

Arquitetos podem te oferecer soluções inteligentes para economizar dinheiro, espaço e otimizar o tempo de execução da obra. O olhar mais apurado de um arquiteto pode identificar detalhes que outros profissionais deixariam passar batido, além de projetar soluções para as suas necessidades, como móveis funcionais e decorativos que trarão conforto e praticidade de forma exclusiva para seu ambiente. 

3 – Segurança

Uma obra planejada e gerida por um arquiteto é mais segura, afinal, é um profissional tecnicamente capacitado para lidar com todas as etapas e fases da obra, como elétrica, hidráulica, iluminação, decoração, marcenaria, etc. 

Com isso, sua obra certamente atenderá de forma mais plena os requisitos básicos de segurança e será entregue de acordo com o projeto que lhe foi feito e apresentado antes do início da obra. 

contratar um arquiteto

4 – Economia

Contratar um arquiteto representa economia durante todo o processo da obra. Arquitetos sabem calcular com mais exatidão a quantidade de material que vai ser utilizado, evitando desperdícios e compras desnecessárias. 

Outra vantagem: arquitetos normalmente possuem parcerias com lojas de materiais de construção e fornecedores que podem oferecer para ele um bom desconto, que você sozinho não conseguiria.  Centralizar no arquiteto a gestão de todos os prestadores e fornecedores é uma forma inteligente de poupar tempo e dinheiro. 

5- Retrabalho

Quer evitar retrabalho durante sua obra? Contrate um arquiteto, ele vai fazer todo um projeto com especificações técnicas para hidráulica, elétrica, estrutura e demais etapas da obra e isso evita o retrabalho que você poderia ter se estivesse lidando direto com empreiteiros e outros prestadores de serviço.

O arquiteto fará a gestão da obra e com isso ela terá sinergia entre os prestadores, afinal, o arquiteto definirá a ordem de execução dos trabalhos e como cada um deles deve ser feito. 

6 – Valorização

Sem dúvida, contratar um arquiteto vai agregar valor à sua obra e ao resultado final. Ter um profissional experiente e qualificada que planeja, projeta, gerencia e executa a obra vai valorizar seu imóvel. 

Casas projetadas por arquitetos possuem espaços com melhor aproveitamento, com soluções práticas e mais duradouras que atenderam de forma mais plena as necessidades dos moradores. Caso você decida vender o imóvel no futuro, ter a assinatura de arquiteto fará a diferença no valor das ofertas recebidas. 

7- Garantia

Sem dúvida, ter garantia nos serviços feitos durante a obra é fundamental. Imóveis projetados por arquitetos possuem garantia dos serviços prestados, logo, se algo der errado ou for entregue diferente do combinado, ou do apresentado no projeto, você terá de quem cobrar. 

Além da garantia de um serviço mais bem feito, você também terá a garantia de que o resultado final será igual ao que lhe foi vendido no projeto inicial. 

8 – Conforto

Dentro da arquitetura, essa palavra representa muito mais que bons móveis e ambientes bem decorados. O conforto envolve higiene, bem-estar, economia e soluções ambientalmente corretas para a sua casa. 

Um profissional experiente vai pensar na iluminação natural que o imóvel precisará receber, na ventilação, distância entre casas, bom aproveitamento de espaços, multifuncionalidade de móveis e ambientes, dimensões corretas de instalações de armários, ergonomia, consumo de energia e acústica, e tudo isso, representará conforto e economia a longo prazo para sua casa. 

contratar um arquiteto

9 – Inovações e tendências do mercado

Por mais que você adore ler revistas de decoração e seja super antenado com as tendências de designer de interiores, na maioria das vezes, é difícil transportar o que vemos e gostamos para a realidade de uma obra. Arquitetos estão em contato com as novidades do mercado diariamente, por isso, eles têm melhores condições de indicar materiais, acabamentos, fornecedores e serviços de forma muito mais assertiva para a sua residência. 

Além de avaliarem se aquilo de que você gosta cabe dentro do orçamento, se ficará bom no espaço projetado e se há outras alternativas similares mais em conta ou com uma execução mais fácil. 

10 – Experiência

Por fim, contar com a experiência de um profissional qualificado pode ser a diferença entre ter uma obra bem executada, entregue de acordo com o planejado e desejado ou, viver um verdadeiro pesadelo durante os meses de execução da obra, lidando com fornecedores e prestadores diferentes, tentando criar ordem no caos. 

O custo de um arquiteto se paga ao longo da obra e depois dela, quando se recebe um imóvel bem feito, bem planejado, de acordo com o seu gosto pessoal e que atende as suas necessidades. 

Procurando um profissional para fazer o seu projeto ?

ou

    Acesse nossa lista de arquitetos e designers.