Pedras naturais para decoração de interiores

8 de agosto de 2018

Engana-se quem pensa que o uso de pedras é sinônimo de antiguidade e que só combina com áreas externas. Elas voltaram com tudo, graças a arquitetura contemporânea. Ganharam várias formas, cores e texturas, e passaram a ser, não só uma decoração, e sim, parte da casa.

A ideia da utilização das pedras em residências começou a ganhar forma de fora para dentro. Primeiro, muros e fachadas ganharam esse tipo de matéria-prima. Depois, aos poucos, passou a ser utilizada dentro das casas, em revestimentos de paredes e pisos.

A decoração com pedras naturais cria uma identidade exclusiva ao ambiente. Atemporais, podem dar um ar mais clássico ou, até mesmo, mais casual. Tudo irá depender da escolha correta das pedras a serem utilizadas, pois devem-se levar em conta as características do local onde serão aplicadas.

As pedras mais utilizadas são o granito e o mármore. O granito é indicado para revestimento de pisos em áreas internas e externas, bancadas, tampos, pois é resistente a fortes impactos e a desgastes provocados pelo tempo e pelo uso. O mármore tem maior variação de cores e texturas e não é indicado para áreas externas, já que pode apresentar variação na cor quando exposto a raios solares, mau tempo e poluição. Ambos têm relação custo-benefício bastante significativa.

Para quem quer aparência mais sofisticada ao ambiente, temos revestimentos com Dekton e Nanoglass. O primeiro não utiliza resina em sua composição, tem várias cores disponíveis e é muito indicado para áreas externas por ser resistente a altas temperaturas, desgastes e ter baixa absorção de líquidos. Porém, por ser produto pouco conhecido, tem um preço mais elevado. O Nanoglass, disponível apenas na cor branca, pode ser utilizado em áreas internas revestindo pisos e paredes, por também ter baixa absorção de líquidos. Uma desvantagem em relação ao Dekton, é que não suporta altas temperaturas, não sendo indicado para revestimentos de bancadas, pois pode manchar ou rachar.