Idéias de jardins para espaços pequenos

23 de setembro de 2019

Idéias de jardins para espaços pequenos

Que tal transformar aquele espaço pequeno quase esquecido da sua casa ou escritório em um belo jardim? Se você adora plantas, confira essas idéias de jardins para espaços pequenos que a equipe A+D preparou para você!

Jardins pequenos espaços

De maneira simples é possível transformar um pequeno espaço em jardins pequenos decorados e encantadores. Uma das principais dicas dos decoradores é aproveitar o máximo de espaço disponível no local. Isso quer dizer que, além do chão, é possível explorar também as paredes e, quando presente, até mesmo o teto.

O mercado de decoração de interiores oferece muitas opções para decoração de jardins para espaços pequenos. As opções disponíveis passam por vasos cilíndricos pequenos, painéis de para serem utilizados como quadros verdes, floreiras para serem fixadas nas paredes ou acomodadas em beiradas de sacadas, etc.

Para o chão dos jardins para espaços pequenos é possível utilizar, em conjunto com as plantas, uma fonte com água corrente, por exemplo, pois tem o poder de relaxar, além de cadeiras compactas quando o espaço permitir. É muito importante se atentar para a incidência do sol no local a fim de escolher as espécies indicadas para o local.

Como fazer jardins pequenos

Para trazer funcionalidade e charme ao local, opte por plantas de fácil cuidado. Além do mais, se o objetivo for um jardim pequeno e barato, adquira plantas menores ou invista em mudas de plantas.

Com base nesse ponto de vista, saiba quais as plantas mais indicadas para jardins pequenos. Todas essas opções abaixo são de plantas que não crescem em demasia e/ou oferecem manutenção fácil.

– Lírio da paz;

– Violeta;

– Dinheiro-em-penca;

– Moreia bicolor;

– Echeveria;

– Filodendros;

– Bromélias

Jardins internos pequenos espaços

Se por acaso seu espaço for interno, considere cultivar pequenos jardins de suculentas ou:

– Begônicas

– Cactos e mini cactos

– Antúrios

– Ráfis

– Orquídeas

Uma boa dica para espaços internos é utilizar iluminação artificial para destacar ou até mesmo improvisar grama sintética no chão.

Ervas aromáticas

Cultivar uma pequena hortinha com vasos de tempero em um jardim pequeno também é uma ótima alternativa. Além de aromatizar o local, as ervas ainda trarão cor e promoverão os sabores de frescor, tanto para a comida quanto para o jardim. Veja algumas ideias:

– Manjericão

– Hortelã

– Pimenta malagueta

– Salsa

– Tomilho

– Erva cidreira

– Funcho

Jardins pequenos decorados

Para assegurar que o novo jardim complemente seu lar e o torne ainda mais aconchegante é fundamental que ele tenha a sua cara! Por esse motivo, utilize vasos e outras peças bonitas para destacar o local, imprima sua personalidade e abuse da criatividade na hora de decorar seu jardim. Lembre-se que o jardim deve ser um espaço contemplativo!

Não há como negar que um jardim promove um ambiente confortável e traz a natureza para dentro da nossa casa, independente do tamanho de espaço disponível na sua casa ou escritório! Fique ligado no blog da A+D e acompanhe tudo sobre o universo de decoração e arquitetura.