Há vida na varanda! Varanda gourmet em apartamentos

25 de setembro de 2019

Apartamentos com varanda gourmet decorada estão em alta, principalmente em projetos arquitetônicos inovadores. Na intenção de aproveitar todos os espaços da melhor maneira possível, as varandas ganham churrasqueiras, pia e mobiliários confortáveis para se transformarem em um novo espaço de convivência.

Para uma varanda ser considerada ‘gourmet’ ela deve oferecer estrutura para preparação de alimentos fora do ambiente da cozinha, ou seja, se a varanda contar com uma pia e um cooktop, por exemplo, ela já pode ser considerada ‘gourmet’. Interessante, não?

Levando em consideração que a varanda gourmet é pensada para que o morador receba visitas e ali se reúnam com elas, o local deve ser bem descontraído, aconchegante e confortável e, de certa forma, a varanda gourmet decorada tem que ter a cara dos moradores!

Sendo assim, a equipe A+D preparou esse artigo com dicas de decoração para varandas gourmet para mostrar que há vida sim nas varandas.

Varanda gourmet decorada

Antes de mais nada, lembre-se de investir em móveis especiais para ambientes externos, pois mesmo que não chova no local, haverá incidência dos raios UV da luz solar, o que pode comprometer a longevidade dos móveis.

Equilibrar os tons da decoração da varanda com as cores do apartamento é importante para fazer uma ligação e garantir a harmonia entre os ambientes. Para criar destaques, considere investir em tons vibrantes e/ou acessórios coloridos onde o neutro predomina ou vice versa.

– Móveis e eletrodomésticos coloridos

Confiando no seu gosto, opte por peças multifuncionais para trazer versatilidade ao local. Harmonize os tons dos móveis e eletrodomésticos com a decoração restante. Esse cenário tende a deixar o ambiente mais acolhedor.

Uma boa dica para trazer cor para a decoração da varanda gourmet é utilizar cadeiras coloridas no local. Elas poderão até ser o único ponto de cor no ambiente, mas com certeza se destacarão!

– Revestimentos atrás da pia

A região da pia é um ótimo lugar para explorar e trazer cor – e vida – ao ambiente. Considere utilizar ladrilhos com estampas.

– Abuse das plantas

Se houver luz solar na varanda gourmet decorada, esse é o melhor lugar para cultivar plantas, pois aromatizam o ambiente e trazem cores singulares ao local. Experimente utilizar vasos de ervas aromáticas ou criar uma horta vertical. Disponibilize os vasos com ervas para os convidados se servirem das folhas frescas.

– Evite uso de almofadas, futons e estofados de pano.

A menos que a varanda gourmet decorada seja enorme – ou que exista um canto afastado do local das refeições – não é aconselhável o uso de almofadas, futons ou cadeiras com estofados de pano no local.

Considere que o local vai ter fumaça frequentemente, além de ser praticamente impossível evitar manchas de alimentos. Considere mobiliar com modelos rústicos que darão um charme especial ao local.

Varanda Gourmet de Apartamento

De uns anos pra cá ficou muito comum a presença das varandas gourmet em casas e apartamentos. E o mais interessante é que esse cenário é possível independente do tamanho da residência. Reúna seus amigos e familiares para conviver na sua varanda!

Confira alguns exemplos de varandas assinadas pelos profissionais presentes aqui no A+D:

Clique na imagem para ver o projeto completo

Profissional: Thaiz linharez

Projeto: Apartamento Unifamiliar

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Profissional: Fabiana Bastos

Projeto: Apartamento Sernambetiba

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Profissional: Lage Caporali Arquitetos

Projeto: Apartamento Sernambetiba