Fachada de casa: 40 projetos para se inspirar

24 de junho de 2020

A fachada de casa é o seu cartão de visitas, é ela quem dirá ao mundo que tipo de personalidade tem o morador e o estilo geral da casa, que pode ser moderna, despojada, discreta ou divertida. 

Porém, Nem sempre a fachada de casa recebe a importância devida e geralmente é a última etapa do projeto, mas não por isso menos importante. Uma fachada de casa bem planejada vai contemplar iluminação, segurança ao entrar e sair de casa, entrada e saída de veículos e moradores e separar a entrada social da garagem. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fachada de casas modernas

Fachadas de casas modernas, com cores sóbrias, grandes vidraças, portas pivotantes e projetos paisagísticos estão em alta e são as queridinhas do momento por arquitetos e designer. 

A dica para se ter uma fachada moderna, sem que ela fique muito datada com o passar do tempo, é escolher cores mais neutras e fechadas, pedras naturais, madeira e paisagismo de fácil manutenção. 

Imagem 1: Essa casa apostou em uma fachada moderna com grandes vidraças demonstrando o pé direito duplo da sala. 

fachada de casa moderna

Imagem 2: De linhas retas, essa fachada de casa tem iluminação de led embutida e cores sóbrias para contrastar com o jardim. 

fachada de casa moderna cinza

Imagem 3: O marrom da parte superior destaca o cinza da entrada e combina com o grande portão de madeira escura. 

Imagem 4: Original, essa fachada de casa tem teto rebaixado em madeira com iluminação embutida e porta pivotante. 

casa com fachada moderna

Imagem 5: Nessa fachada de casa cinza foi escolhido para contrastar com as guarnições pretas e destacar a pedra mineira clara. 

fachada de casa moderna cinza

Imagem 6: Essa fachada de casa arrojada usou uma cerca viva para dar privacidade a piscina e delimitar o espaço de lazer. A iluminação demarca a entrada social da casa. 

casa com fachada moderna

Imagem 7: Nessa fachada  de casa o cinza de tom mais fechado é destacado pela iluminação amarela dos spots e arandelas. O grnade painel de madeira segue o mesmo padrão da porta pivotante. 

fachada para sobrado com painel de madeira

Imagem 8: Moderna, essa fachada de casa escolheu o cinza para contrastar com o amarelo, a porta de demolição completa a paleta de cores e se torna objeto de destaque. 

fachada com painel de cobogó

Imagem 9: De cores sóbrias, essa fachada de casa tem um painel em 3D com iluminação embutida para destacar o paisagismo. 

fachada com painel 3D

Imagem 10: Suntuosa, essa fachada intercala vidro com pedra natural, a porta de dimensões grandes traz sofisticação para o projeto, enquanto a escada com plantas demarca e separa a entrada social.

fachada com vidro e pedra

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fachada de casas simples

Mesmo as casas com plantas mais simples podem investir em uma fachada diferenciada para destacar a entrada social ou um pequeno projeto de paisagismo.  As opções de revestimentos são enromes e a tentação de colcaor vários deles é grande, mas é possível criar uma fachada de casa simples, mas com muito charme.

A mistura de pedras naturais, metais e cores neutras favorecem projetos mais sóbrios e discretos, sem deixar de ter de lado a elegância e o charme. 

Imagem 11: De proporções mais simples, essa fachada de casa tem uma parede de tijolinhos contrastando com o preto e o  branco do restante da construção. 

fachada com guarnição preta

Imagem 12: Com cores claras e neutras, o destaque dessa fachada de casa fica para a pedra natural que destaca o branco de portas e janelas.

fachada com cores neutras e canjiquinha

Imagem 13: Fachada simples, com cores neutras e textura de listras com mini jardim ao lado do portão social. 

fachada de casa com arandelas simples

Imagem 14: A pedra ferro foi usada nessa fachada de casa para criar contraste com o cinza e trazer sofisticação para o projeto. 

fachada de casa com pedra ferro

Imagem 15: Cores neutras e sóbrias sempre ficam bem nas fachadas e tendem a ter uma duração maior à exposição do tempo. 

fachada neutra para casa cinza

Imagem 16: Essa fachada privilegiou o gramado com um caminho para a porta de entrada. A grande janela ganhou privaicdade com cortinas brancas

fachada neutra com jardim pequeno

Imagem 17: Essa casa de esquina usou um revestimento colorido para a entrada social e manteve o preto para o portão da garagem. 

fachada com azulejos coloridos

Imagem 18: Essa fachada usou pedras, madeira e cores mais fortes para criar um visual moderno e mais marcante. 

fachada com pedra e madeira

Imagem 19: Colocar vidro na fachada de casa é uma opção moderna e que ajuda a deixar o ambiente mais claro. Se você não se importa muito com privacidade, é uma ótima opção. 

casa com fachada de vidro

Imagem 20: Fachada de casa simples com portão de garagem e entrada socila com canteiro e arandelas. 

casa com fachada simples neutra

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fachada de casa coloridas

Nem sempre escolher uma cor mais forte para a fachada da casa é a primeira opção, exige personalidade dos donos e um boa dose de confiança, mas o resultado pode ser excelente se o objetivo for uma casa alegre e descontraída. 

O importante em fachadas coloridas é saber criar uma boa paleta de cores, e não ter medo de ousar e chamar atenção. Em casa mais antigas, cores vibrantes aparecem como uma opção para se destacar o estillo e época de construção da casa de forma moderna e divertida. 

Já em casas com estilo moderno, essas cores mais fortes podem aparecer para destacar detalhes da obra, compor com outros materiais e deixar o projeto mais arrojado e original. 

Abaixo, separamos alguns projetos com cores vibrantes contrastando com pedras naturais, madeira e cores neutras para você se inspirar. 

Imagem 21: O amarelo suave dessa fachada destaca as janelas em azul e as guarnições brancas. 

casa com fachada amarela e janela azul

Imagem 22: Essa casa antiga ganhou vida com a parede caiada de branco e dois tons de azul para portas e janelas.  Note que nessa casa os detalhes originais foram preservados. 

casa com fachada azul e branca antiga

Imagem 23: Mais um exemplo de casa antiga que ganhou vida com uma fachada de cores vibrantes. O branco foi escilhido pra destacar os detalhes originais do projeto. 

casa com janelas vermelhas

Imagem 24: Essa fachada usou o amarelo para criar contraste com os azulejos trabalhados em azul da parte superior da residência. casa com fachada amarela e azul

Imagem 25: A vidraça deixa à mostra o hall de entrada e o vermelho destaca o tijolinhos. O projeto paisagístico destaca a escada da entrada. 

casa com fachada de vidro e tijolinho

Imagem 26: O canteiro central foi utilizado para separa a entrada social da garagem, o laranja queimado contrasta com a pedra clara da fachada. 

casa com canteiro central gramado

Imagem 27: Essa casa ousou escolhendo o lilás e o púrpura para pintar a fachada e destacar o paisagismo. 

casa com jardim pintura lilás

Imagem 28: A azul escuro dessa fachada de casa destaca as guarnições brancas e deixa a casa sóbria e discreta. 

casa com parede azul escuro

Imagem 29: Original, a escolha desse projeto foi pelo cor rosa em tom forte, o verde do paisagismo faz o contraponto. 

casa com fachada rosa pink

Image 30: Essa residência ganhou descontração com o amarelo forte em contraste com o branco.

casa amarela e branca

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Fachada de casa com 2 andares

Casas com dois andares, normalmente, exigem uma fachada mais imponente, pois, possuem mais espaço para se colocar detalhes e iluminação. 

Por isso é fundamental que você pense em como quer que seja a fachada do seu sobrado, e isso passa por definir um estilo, que pode ser moderno, discreto, simples, arrojado, colorido ou sóbrio.

O importante na criação do seu projeto é prever as necessidades de iluminação, circulação de pessoas entrando e saindo, como se dará a entrada e saída de veículos, dentre outros detalhes. 

Imagem 31: Em um terreno estreito, essa casa ganhou destaque com a fachada preta e o jardim gramado. 

casa moderna com pintura preta

Imagem 32: Esse sobrado ficou clean com a paleta de cores sóbrias e iluminação embutida. 

Imagem 33: A aposta desse projeto foi na madeira e na iluminação para criar contraste com o muro de pedras naturais. 

Imagem 34: Os painéis de madeira trazem calor para essa fachada de pintura cinza chumbo. 

Imagem 35: Com muitos ângulos, essa fachada de casa investiu em um vermelho escuro para compor com pedras naturais e vidro na entrada social. 

Imagem 36: Aqui, o cinza escuro e o preto são quebrados pelas grandes portas de vidro e pela iluminação amarela. 

Imagem 38: Simples e neutra, essa casa dedicou uma parede a receber um tom de vermelho fechado para destacar a fachada de casa. 

Imagem 39: Esse sobrado moderno apostou em metal preto, madeira e vidro para compor uma fachada sofisticada. 

 Imagem 40: Fachada de pedra mineira com portões e metais em preto, a iluminação é fundamental para criar interesse nesse projeto. 

Gostou do nosso post sobre fachada de casa? Continue acompanhando nosso site e não esqueça de compartilhar com os amigos. 

Procurando um profissional para fazer seu projeto de fachada de casa?

ou

    Acesse nossa lista de arquitetos e designers.