Decoração Minimalista

6 de novembro de 2019

A decoração minimalista deriva do estilo de vida minimalista, que dita que ‘menos é mais’. Dessa forma, o estilo minimalista pratica o desapego, preterindo tudo que é desnecessário para decoração, como objetos e mobiliários que são dificilmente utilizados.

Outra característica fortíssima do minimalismo são os materiais utilizados na decoração, como a madeira, papel, aço, concreto e couro, considerados materiais mais frios e que aperfeiçoam a harmonização da decoração minimalista.

Ficou curioso? Pois então acompanhe essas dicas de decoração minimalista que a equipe A+D preparou para você.

Estilo minimalismo

Vamos entender como usar o minimalismo na decoração pode trazer ares singulares para seu lar.

– Decoração minimalista de sala

Levando em consideração que a sala é um cômodo que naturalmente possui mais objetos decorativos, é importante se atentar para utilizar somente o essencial. Decorar o ambiente em excesso desvia a harmonização da decoração – que é baseada na simplicidade e funcionalidade.

Os móveis para a decoração minimalista da sala devem ser escolhidos com cautela para não criar barreiras na circulação do ambiente e facilitar o convívio no local. Dê preferência por elementos funcionais, como futons e pufes. Opte por elementos que trazem cor e tornam o ambiente mais alegre.

– Decoração minimalista cozinha

Na cozinha é importante considerar que o espaço é utilizado para cozinhar, além de reunir os amigos e família. Por esse motivo os móveis minimalistas da cozinha devem facilitar a limpeza sem deixar a desejar no quesito funcionalidade.

A decoração da cozinha no estilo minimalista deve priorizar a organização, deixando poucos elementos a vista, tendo em vista que esse cenário contribui para o aspecto ‘clean’ do minimalismo. Uma boa dica é escolher móveis com várias divisórias e gavetas para auxiliar no aproveitamento de espaço.

Com relação ao aspecto visual, pode-se optar por móveis com tons de madeira natural e revestimentos nos armários. Em alguns casos, tente incluir elementos de cor dourada ou cromada, como luminárias e pendentes.

– Decoração minimalista quarto

O minimalismo pode interagir com nosso subconsciente de maneira positiva, de modo que a decoração minimalista pode ser uma ótima alternativa para quem tem dificuldades para dormir.

Na decoração do quarto no estilo minimalismo é possível optar por cores neutras, como o branco, cinza claro ou até mesmo texturas, sempre na sintonia do ‘menos é mais’. Nesse caso, além de utilizar a cama como elemento central, é aconselhável acrescentar mais um ou dois móveis no local, como um cabideiro ou mesa de estudos. Opte por móveis polivalentes e/ou sob medidas.

Dentre os acessórios decorativos é possível optar por espelhos com molduras, peças feitas de vidro ou quadros ‘cleans’ na parede. Não se esqueça de que um ambiente com poucos enfeites é uma das características do estilo minimalismo.

Leveza, simplicidade e beleza estética

Lembre-se de que o objetivo do minimalismo abrange soluções funcionais, inteligentes e com alto valor estético. Preze por elementos que decorem o ambiente, ofereça vantagens e externe sua personalidade, e se precisar de ajuda, conte conosco!