Decoração Industrial

6 de novembro de 2019

O estilo de decoração sugerido pela equipe A+D de hoje é a decoração industrial. Esse tipo de decoração é inspirado num cenário presente na década de 50, nos Estados Unidos, onde as pessoas decoravam fábricas e galpões para transformá-los em residências. É dessa tendência, inclusive, que surgiram os amados e tão atuais lofts.

Tecnicamente, podemos afirmar que a principal característica do estilo industrial é a capacidade de integrar os ambientes, tendo em vista a ausência de paredes e portas. Esse cenário faz com que a sala de jantar interaja com a cozinha, copa e sala de estar, trazendo ares singulares para o espaço.

O interessante é que esse tipo de decoração utiliza-se de elementos que costumam ser preteridos em outros estilos de decoração, como paredes sem acabamento e tubulação hidráulica e elétrica visíveis. Vamos conhecer algumas curiosidades e um pouco mais sobre os elementos utilizados para criar um ambiente com estilo de decoração industrial.

Principais características do estilo industrial

A decoração industrial se apoia em características que prezam pela praticidade e simplicidade. É considerado um estilo urbano, funcional e carregado de personalidade. Abaixo podemos perceber outras características do estilo industrial interiores:

– Janelas amplas, acabamentos em cimentos ou superfícies sem acabamentos;

– Peças de cobre ou outros tons metálicos reforçam o toque de indústria e complementam o estilo industrial;

– O ideal é conseguir equilibrar a robustez das estruturas com móveis e outros elementos confortáveis;

– Portas grandes reforçam a funcionalidade do local. Além de garantir maior espaço, permite a entrada de iluminação natural e garantem a privacidade de ambientes como os quartos;

– É possível optar por papéis de parede com efeitos de tijolo exposto ou concreto. Para quem quer inovar, fazer um grafite urbano nas paredes é uma ótima alternativa.

– Deixe tudo visível, recorra a poucas portas, paredes e divisórias, escolha a cor correta e dê vida aos móveis antigos e peças inacabadas.

Outra ótima dica para o estilo industrial é utilizar luminárias com tubulações aparentes para aperfeiçoar a iluminação do local. Lâmpadas de filamento garantiriam a singularidade da decoração industrial do ambiente.

Materiais

As características únicas da decoração industrial, consideradas frias, fazem com que o estilo interaja positivamente com outros estilos, como o estilo rústico e vintage. Os móveis desgastados e antigos do estilo rústico harmonizam com a decoração industrial. Já a madeira natural e as cores do estilo vintage reforçam a identidade da decoração.

Entretanto é interessante não exagerar em elementos vintage ou rústico para não fugir do propósito e/ou prejudicar a harmonia da decoração industrial.

Por outro lado, a decoração estilo industrial estabelece um contraste com tipos de decorações modernos e/ou sofisticadas. Mas isso não quer dizer que não seja possível inovar na decoração industrial. Um bom exemplo é usar utensílios modernos e, para evitar ambientes sem personalidade ou frios, investir nas cores de elementos como:

– Cobertores, lençóis e travesseiros;

– Quadros e portas retratos;

– Luminárias e pendentes;

– Vasos decorativos;

– Tapetes;

– Cadeiras, banquetas e poltronas;

O principal segredo é conseguir equilibrar todos os elementos decorativos. Para isso é preciso muita criatividade e pesquisa, além de considerar a opinião de um especialista em decoração de interiores.