Decoração com Adesivos

2 de dezembro de 2019

Com o passar do tempo e com o avanço das tecnologias, os adesivos tem se destacado no mercado como uma forte ferramenta nas mãos dos decoradores.

São itens fáceis de utilizar e com amplitude nas formas de execução, trazem sofisticação para aquele ambiente onde falta um pequeno detalhe.

Tendo em vista a variedade de opções e formatos, os adesivos trazem um custo acessível a todos que queriam usufruir desta arte. Eles facilmente podem compor com a decoração do ambiente, além da aplicação se feita de forma simples, prática e sem sujeira.

Porém, temos que nos atentar a superfície do local a ser aplicado. Uma superfície ideal para que o resultado seja Perfeito, é aquela e mais lisa e sem impefeições possível.

Na maioria dos projetos, os adesivos utilizados tem uma espessura de 0,8mm, como conseqüência, são bem finos. Portanto, moldam qualquer imperfeição que tenha na superfície onde será aplicado. Quanto mais lisa a superfície, melhor o resultado.

A preparação da superfície é praticamente 60% do resultado final.

-> Então temos que nos atentar a alguns detalhes:

– Limpeza:

A parede deve ser limpa de cima para baixo, em movimentos que tragam a sujeira sentido chão. De preferência utilizando um álcool isopropílico ou álcool que contenha o mínimo de água possível. Pois a intenção da limpeza, não é deixar úmida a superfície e sim limpa.

– Ranhuras, furos ou imperfeições:

Toda imperfeição que seja sentida ao tato, irá marcar na aplicação. Devemos nos atentar aos ajustes necessários. Se for algo simples, passar uma massa corrida, lixar e em seguida limpar a poeira ou até mesmo passar uma mão de tinta, já resolve.

Caso seja algo mais complexo, o ideal seria contatar um profissional.

–  Manchas, Riscos de cores mais escuras, infiltração:

O ideal nesse caso, é pintar a parede até que suavize e fique um tom uniforme. Pois dependendo do adesivo que será utilizado, pode transparecer as manchas.

Em caso de infiltração, solucionar o problema antes de aplicar o adesivo, pois a água inibe a cola do mesmo, tornando-a inativa, anulando a sua funcionalidade.

– Pintura da parede/aplicação do adesivo. *

Esse detalhe até merece um asterisco.

Muitas pessoas não tem esse conhecimento, e entende que se pintar a parede já pode aplicar o adesivo após algumas horas de secagem.

Uma das causas do adesivo começar a descolar da parede, é por não respeitar a cura da tinta.

Entre a pintura da parede e a aplicação do adesivo, devemos ter no mínimo 3 dias de intervalo. Pois a tinta, mesmo depois de finalizada a pintura, continua evaporando, e em contato com a cola do adesivo, causa uma reação que influencia na cola e acaba descolando partes do adesivo. Podendo até danificar e/ou condená-lo. 

-> Escolha do adesivo e superfícies

Os adesivos podem ser utilizados em moveis, paredes, guarda roupas, vidros, box banheiro, cozinha, janelas, mesas, sala, quarto, banheiro e etc.

Temos uma infinidade de aplicações e uma variedade de adesivos.

– Adesivo com impressão digital:

Utilizando o adesivo de impressão, podemos reproduzir qualquer imagem, desde que tenha resolução suficiente para o tamanho solicitado.

Trabalhando e harmonizando com o ambiente, podemos utilizar desde fotos, paisagens até figuras abstratas.

– Adesivo de recorte:

Adesivo de recorte, como o nome já diz, são adesivos já nas cores, onde podemos recortar qualquer desenho, formas, frases e etc.

Autor: Nando Ferraz

[email protected]
41- 99638-2158