Cores e aromas para estimular sensações na decoração

12 de junho de 2020

Ao falarmos sobre decoração, muitos nem imaginam a quantidade de detalhes existentes por trás. Com a decoração sensorial, por exemplo, é possível usar cores e aromas para estimular sensações na decoração e deixar seu lar ainda mais acolhedor.
Você sabia que por meio de cores e aromas é possível estimular sentimentos? Por exemplo, melhora de humor, controle de ansiedade, efeito relaxante e até felicidade. Mas como fazer isso? Como usar cores e aromas para estimular sensações na decoração?
Nesse artigo você vai entender mais sobre a decoração sensorial e como alguns objetos e cheiros impactam de forma positiva na decoração e no seu bem-estar. Confira:

Decoração sensorial

É por meio da decoração sensorial que conseguimos brincar com as cores e aromas para estimular sensações na decoração de ambientes.
Veja agora como nossos sentidos, visão, audição, tato, olfato e paladar, correspondem a decoração sensorial:

Visão

No caso da visão, por exemplo, fica em evidência os formatos e cores de cada objeto.
No caso das cores, vale a pena investir em paredes coloridas, papeis de paredes e diferentes texturas que tem o intuito de destacar o ambiente.
Ainda falando sobre a visão, os móveis também ganham destaque. Móveis coloridos com as mesmas cores que a parede, dão um charme ainda maior.
Objetos como tapetes, almofadas, porta-retratos, quadros, entre outros, também podem seguir a paleta de cores. Dessa forma, trazendo vida ao ambiente.

Audição

Quando falamos em audição, é possível replicar os barulhos que ouvimos no cotidiano dentro do nosso quarto, varanda, sala de leitura, etc.
Alguns objetos bem conhecidos são as fontes de água que retratam o barulho de água caindo na cachoeira ou riacho e o sino dos ventos que remete pequenos sons capazes de relaxar qualquer pessoa.

Tato

Ao falar em tato é possível pensar em alguns objetos que conseguem nos transmitir calma e fazer com que nos sintamos acolhidos com um simples toque.
Cobertores peludos, objetos de veludo, como tapetes, almofadas… Esses são alguns objetos que são capazes de nos fazer sentir ‘abraçados’ e acolhidos.

Olfato

Esse sentido é capaz de estimular as mais variadas sensações na decoração. Afinal, quem não gosta de sentir um cheirinho gostoso por onde passa?
Os aromatizantes de ambientes cumprem bem essa função. Trazendo à tona desde aromas doces até aromas fortes e marcantes.
Algumas plantas também cumprem essa função muito bem. Se você gosta de plantas dentro de casa, pode apostar em um vasinho de lavanda, por exemplo.

Paladar

Muito falamos sobre aromas para estimular sensações na decoração, mas agora chegou a vez das cores.
É aqui no paladar que entram as cores que são capazes de aguçar até mesmo nossa vontade de comer.
Por isso, cozinhas amarelas, vermelhas e laranjas estão em alta. Essas cores estimulam nosso cérebro a pensar em comida.
Além disso, objetos de decoração como fruteiras e bombonieres também são uma ótima pedida para estimular sensações que instigam o paladar.
Afinal, quem resiste a uma frutinha fresca após o almoço ou uma deliciosa sobremesa trufada após o jantar?

Conclusão: cores e aromas para estimular sensações na decoração

Você viu que é possível usar cores e aromas para estimular sensações na decoração e que se aplicam a todos os sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.
Todos esses podem ser super explorados para que sua casa fique aconchegante, te proporcione os melhores momentos e transmita energias boas não só para você e sua família, mas também para seus convidados.