Bancada para cozinha: Qual material escolher?

25 de setembro de 2019

Escolher os materiais para trazer acabamento para uma reforma ou construção é uma das etapas mais prazerosas de todo o processo. Entretanto, quando ficamos rodeados de opções, esse prazer pode se transformar em uma incrível dúvida.

Eleger o melhor material para bancada de cozinha é uma situação que se encaixa nesse cenário acima descrito. O mercado disponibiliza bancada cozinha granito, mármore composto, acrílico, inox, madeira, concreto, nanoglass, pastilhas… enfim, são tantas as opções e qualidades diferenciadas que podem confundir o consumidor!

Por esse motivo o indicado é contar com a ajuda de um profissional no momento de escolher a melhor pedra para bancada de cozinha. Abaixo daremos algumas dicas para te auxiliar nessa escolha.

Bancada para cozinha – Materiais

Saiba mais sobre as opções, os prós e contras dos principais materiais utilizados em bancadas de cozinha.

– Bancada cozinha granito

Talvez a pedra mais utilizada em bancadas de cozinha. A pedra de granito é abundante e, consequentemente, mais barata que outras opções do segmento, o que explica a sua vasta utilização na arquitetura e decoração de interiores.

Para quem optar por bancada de cozinha em granito é importante saber que o material é poroso e propenso a absorver líquidos, o que pode causar manchas no material. Cabe lembrar também que o granito possui diversos elementos visuais, o que pode limitar seu uso na decoração.

– Bancada de cozinha de madeira

A madeira consegue atribuir características decorativas à cozinha. O estilo confere ares rústicos e aconchego ao local. Outro ponto positivo para as bancadas de madeira está na fácil instalação, tendo em vista que não será necessário o uso de cimento ou água.

Entretanto, a madeira compromete a higiene e conservação da bancada, já que o material é poroso, além de não suportar objetos pontiagudos ou extremamente quentes.

– Bancada de Silestone

O silestone é uma pedra composta por 7% de resina de poliéster e 93% de quartzo. Essa junção garante resistência elevada (mais resistente que granitos ou mármores) e não permite degradação por objetos pontiagudos. Além do mais, como a porosidade é baixa, não oferece riscos de mancha causados por líquidos.

Entretanto, mesmo sendo resistente ao calor, panelas ou assadeiras extremamente quentes devem ser evitadas para não causar dano ao material. Outro contra da bancada em silestone está no custo do material, geralmente muito elevado.

– Bancada de cozinha Inox

Bancada cozinha inox é perfeita para ambientes de utilização diária, como a cozinha. O inox não perde o brilho com facilidade, suporta limpeza com freqüência, além de ser resistente, inclusive, contra calor extremo. Também convém lembrar a alta resistência à oxidação.

O interessante das bancadas de cozinha inox está no fato de o material possibilitar a criação de bancadas em um único bloco, já com o frontão, a cuba e os possíveis acessórios, como escorredor de prato e lixeira.

Bancada cozinha

E então? Gostou? Lembrando que, além do seu bom gosto e criatividade, é muito importante escolher o melhor material para compor sua bancada de cozinha. E se surgir alguma dúvida, mantenha contato com nossa equipe. Teremos o maior prazer em lhe auxiliar.

Confira alguns exemplos de cozinhas assinadas pelos arquitetos presentes aqui no A+D:

Clique na imagem para ver o projeto completo

Profissional: Toninho Noronha

Projetos: Apartamento Santana

Profissional: Laryssa Rocha

Projetos: Cozinha

Profissional: Consuelo Jorge

Projetos: Apartamento Jardins