4 modelos de fachada ventilada

9 de maio de 2019

[09/05/2019]
A fachada é um dos elementos mais importantes em um projeto, afinal, ela é o “cartão de visita” de uma obra. Quando falamos de uma fachada ventilada, sua vantagem vai além da estética. Ela pode ajudar a criar um ambiente mais sustentável, além de oferecer maior conforto para os usuários. Mas, afinal, como a fachada ventilada funciona? Neste artigo, vamos mostrar suas vantagens e os principais modelos e materiais. Acompanhe!

Veja como escolher os melhores materiais para seu projeto:

  • Quais são os tipos de janelas ideais para cada projeto?
  • Descubra por que o aço corten é um dos materiais mais versáteis da arquitetura
  • Pivotante, sanfonada e mais: veja 12 tipos de portas e como escolher a melhor

O que é fachada ventilada?
Fachada ventilada é um sistema que aplica diversos materiais com uma certa distância da estrutura principal do prédio. Ela é uma solução sustentável que ajuda principalmente no conforto térmico e na redução dos custos com energia elétrica, além prolongar a vida útil da edificação.

Como a fachada ventilada funciona?
Em edifícios, são instaladas estruturas de alumínio ou aço inoxidável junto à estrutura principal do edifício. Sobre essa estrutura são utilizadas placas que criam uma proteção térmica para o interior do edifício, criando um ambiente agradável para os usuários. Você pode estar se perguntando: mas como o ar circula com a presença de uma cobertura de placas? O segredo é que juntas abertas entre a fachada e as paredes permitem que as placas não fiquem completamente vedadas em suas aberturas. Existe um espaço de 10 a 15 cm entre elas e o edifício, que pode variar de acordo com a estrutura utilizada. Dessa forma, ocorre o aceleramento da circulação de ar, o chamado efeito chaminé. É ele que garante que o ar quente suba e dê mais espaço para o ar fresco. A constante circulação do ar na fachada ventilada faz com que as paredes não sofram superaquecimento e mantenham uma temperatura ambiente agradável. A fachada ventilada costuma ser aplicada em projetos de Retrofit, que é quando uma obra passa por um processo de melhoria que busca atualizar o espaço, corrigir problemas e tornar a edificação mais segura.

Vantagens da fachada ventilada

  • economia de energia (de 30% a 50%)
  • maior conforto térmico
  • acabamento diferenciado
  • aspecto moderno
  • estende o tempo de conservação do edifício ou residência
  • diminui a umidade
  • facilita a limpeza e manutenção
  • oferece maior conforto acústico
  • possibilita a inclusão da fachada ventilada sem a necessidade de remover o revestimento antigo
  • elimina a presença de odores causados pela falta de ventilação
  • causa uma menor geração de resíduos
  • em alguns casos, utiliza materiais reciclados
  • tem rápida instalação

Como a aplicação da fachada ventilada é relativamente nova no Brasil, uma das principais desvantagens é a pouca mão de obra especializada disponível no país. Nesse contexto, o custo de um projeto com essa estrutura costuma ser alto. A ausência de normas brasileiras e de requisitos de desempenho e exigência de projetos específicos e detalhados também são outras desvantagens das fachadas ventiladas.

4 modelos de fachada ventilada
Um detalhe da fachada ventilada que faz toda a diferença é o material utilizado. Veja quais são os principais do mercado:

1- Fachada ventilada de cerâmica/porcelanato
Placas de cerâmica e porcelanato são um dos materiais mais utilizados para a criação de fachada ventilada. Além da aparência sofisticada, a cerâmica e o porcelanato oferecem bastante durabilidade, reduzindo os custos com manutenção. Outra vantagem é que esses materiais têm uma grande variedade de cores, espessuras e texturas. É possível criar obras de vários estilos, desde os mais minimalistas até os contemporâneos. Um detalhe da fachada cerâmica que também merece ser destacado é que ela apresenta melhor conforto térmico em relação aos outros modelos.

2- Fachada ventilada de vidro
A fachada ventilada de vidro costuma ser usada em projetos residenciais e comerciais -vidro, que deve estar de acordo com a ABNT NBR 7199/1989 (Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil). Por isso, é importante contar com uma equipe especializada na execução do projeto. Uma dúvida comum é: fachada ventilada de vidro não quebra? A realidade é que todo material feito de vidro oferece esse risco, mas aqueles que estão dentro da norma produzem fragmentos menos cortantes, o que traz mais segurança para a obra. O detalhe da fachada ventilada de vidro é que ela passa um ar de modernidade para a obra, além de refletir a paisagem e causar um efeito estético bem interessante.

3- Fachada ventilada de madeira
Casas com fachada ventilada de madeira são muito elegantes e modernas. Os painéis utilizados nesse tipo de projeto são muito resistentes e ajudam a filtrar a entrada de luz solar. Outra vantagem da madeira é que ela é extremamente versátil. O material combina com vários tipos de revestimentos, cores e texturas. 

4- Fachada ventilada metálica
A fachada ventilada metálica pode ser feita com aço, cobre ou alumínio. Ambos os materiais têm alta durabilidade e resistência à corrosão, o que garante uma maior vida útil ao edifício. Ao utilizar a fachada ventilada de alumínio, uma das principais vantagens é que o material é leve, facilitando a instalação. O acabamento metálico também traz um efeito estético muito interessante, trazendo um ar moderno e tecnológico para a edificação. Com esse material, é possível criar projetos elegantes e muito criativos!

Fonte: www.vivadecora.com.br